Turistando por aí São Paulo SP Patrimônio imaterial da cidade de São Paulo

Patrimônio imaterial da cidade de São Paulo

Patrimônio imaterial da cidade de São Paulo post thumbnail image

O Bauru é um sanduíche que se tornou um verdadeiro patrimônio imaterial de São Paulo. Foi criado em 1937 no restaurante Ponto Chic, pelo estudante de direito Casimiro Pinto Neto, mais conhecido como “Bauru”. O lanche rapidamente ganhou fama e em seguida se popularizou pela cidade. Feito com pão francês, rosbife, 4 tipos de queijos fundidos em banho-maria (queijo prato, estepe, gouda e suíço), pepino em conserva e tomate, o Bauru é uma mistura de sabores que conquista os paladares mais exigentes.

 

Bauru, patrimônio imaterial da cidade de São Paulo

 

Em 2018, o sanduíche foi reconhecido como patrimônio imaterial da cidade de São Paulo. A iniciativa foi uma forma de defender não apenas o sabor e a receita original do lanche, mas também a história e a cultura por trás dele. O título de patrimônio imaterial é uma forma de preservar a tradição do Bauru e garantir que ela seja transmitida às próximas gerações.

Hoje em dia, o Bauru é um dos lanches mais populares e queridos pelos paulistanos e turistas que visitam a cidade. Ele pode ser encontrado em diversos restaurantes e lanchonetes, mas é no Ponto Chic que se encontra a receita original e a verdadeira essência desse patrimônio gastronômico de São Paulo.

Hoje porém você encontra outras versões do bauru, a mais conhecida é com presunto, queijo e tomate.

No ano de 2023, o Taste Atlas lançou nas suas plataformas de mídia social a tão aguardada lista dos Melhores Sanduíches do Mundo. Compreendendo uma seleção de 50 itens de dar água na boca, destaca-se o Bauru, conquistando a 38ª posição no ranking, e superando com maestria outras opções reconhecidas. Além disso, foi o único brasileiro lanche da lista.

 

Matéria sobre o criador do lanche Bauru patrimônio imaterial da cidade de São Paulo

Matéria sobre o criador do Bauru

 

Ponto Chic

Que tal provar a receita original?

Fundado em 1922, o local é um dos mais antigos e tradicionais da cidade, tendo sido frequentado por personalidades como o escritor Monteiro Lobato e o apresentador Silvio Santos. O ponto alto do cardápio continua sendo o famoso Bauru, que nós provamos e aprovamos! 

O ambiente é aconchegante e perfeito para uma refeição em família ou um encontro com amigos. Além do famoso Bauru, o cardápio oferece diversas opções de lanches, pratos quentes e sobremesas.

O Ponto Chic tem três endereços na cidade: o primeiro fica no Largo do Paissandu, região central de São Paulo, que é onde fomos. Os outros ficam ficam no Paraíso e em Perdizes. Ambos os locais mantêm a mesma qualidade e tradição do restaurante original, tornando-se uma parada obrigatória para quem quer conhecer um pouco mais da história e da gastronomia de São Paulo.

Comendo a receita original do Bauru no Ponto Chic do Largo do Paissandu

Comendo a receita original do Bauru no Ponto Chic do Largo do Paissandu

 

Quanto custa?

 

No site do Ponto Chic tem o cardápio completo, mas nosso pedido foi:

Nossa conta no Ponto Chic

Nossa conta no Ponto Chic

 

 

Outros artigos que você vai gostar:

Free Tour em São Paulo – Centro Histórico

Borboletário de São Paulo

Descubra os 10 lugares mais procurados na Avenida Paulista para visitar em São Paulo

Lugares para ir no centro de São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo – como visitar?

 

Ficou com dúvida ou quer deixar um comentário? Deixa aqui embaixo!

Sempre que você reservar seu hotel, contratar o seguro viagem, comprar um chip de celular, alugar um carro, garantir os tickets para passeios e comprar suas passagens aéreas ou produtos pelos links aqui do blog nós ganharemos uma pequena comissão destes fornecedores, e você não pagará nada mais por isso, e estará nos ajudando a criar mais e mais conteúdo bacana e gratuito para o blog, e assim continuaremos ajudando mais pessoas a viajarem!

Por fim, aproveite para se inscrever no nosso canal do Youtube e nos seguir no Instagram, para acompanhar nossas dicas e novidades sobre passeios, restaurantes e viagens!

2 thoughts on “Patrimônio imaterial da cidade de São Paulo”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Related Post